Perth, Austrália – Os fatos provaram que as relações sólidas e estáveis China-Austrália servem aos interesses comuns dos dois povos e atendem às expectativas comuns dos países da região, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, nesta terça-feira.
Li fez as observações ao participar de um banquete de boas-vindas da comunidade chinesa na Austrália com o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese.
Em 2014, o presidente chinês, Xi Jinping, fez uma visita de Estado à Austrália e os dois países estabeleceram uma parceria estratégica abrangente, observou Li, dizendo que as relações bilaterais tiveram um progresso notável nos últimos 10 anos.
Li observou que, durante sua visita à Austrália desta vez, ele teve amplo contato com líderes e pessoas australianas de todas as esferas da vida e sentiu que as pessoas de todas as sociedades na Austrália compartilham aspirações comuns e expectativas sinceras para o desenvolvimento sólido e a manutenção das relações China-Austrália.
Os dois lados concordaram em manter o compromisso com sua parceria estratégica abrangente, agir conforme os interesses comuns dos dois povos, expandir e aprofundar a cooperação prática em vários campos e impulsionar o desenvolvimento contínuo das relações China-Austrália, disse o premiê chinês.
No contexto de um crescimento econômico global lento, a economia da China continuou a se recuperar e melhorar, com seus novos motores de crescimento ganhando impulso, disse ele.
A economia da China é resiliente e tem grande potencial e vitalidade, disse Li, acrescentando que sua tendência básica de melhoria a longo prazo não mudará.
A China tem a confiança e a capacidade de manter um desenvolvimento econômico sustentado e sólido, disse ele.
Uma China próspera e mais aberta trará mais novas oportunidades para uma cooperação mutuamente vantajosa entre a China e a Austrália e injetará um impulso mais forte na economia mundial.
Os chineses no exterior na Austrália, disse Li, são membros importantes da sociedade diversificada da Austrália e desempenharam um papel único na promoção de intercâmbios econômicos, culturais e interpessoais entre os dois países.
Li disse esperar que eles continuem a prestar atenção e a apoiar o desenvolvimento das relações China-Austrália, a promover ativamente o intercâmbio e a cooperação entre os dois países em vários campos e a contribuir ainda mais para o desenvolvimento mais forte das relações China-Austrália.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)