Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, se reuniu com o presidente sírio, Bashar al-Assad, em Beijing, nesta segunda-feira.
O presidente sírio veio à China para participar da cerimônia de abertura da 19ª edição dos Jogos Asiáticos, realizada em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China.
Li disse que a China e a Síria compartilham uma amizade consagrada pelo tempo e são verdadeiros amigos que passam por bons e maus momentos.
Os dois chefes de Estado anunciaram conjuntamente o estabelecimento da parceria estratégica China-Síria em Hangzhou, desenhando um novo plano para o desenvolvimento das relações bilaterais, disse Li.
O premiê disse que a China está pronta para trabalhar com a Síria para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, impulsionar novas conquistas na cooperação bilateral e trazer mais benefícios para os dois povos.
Li disse que a China continuará a apoiar firmemente a Síria na salvaguarda de sua independência nacional, soberania e integridade territorial e na adoção de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e se oporá firmemente à interferência externa nos assuntos internos da Síria.
A China saúda a participação da Síria na Iniciativa do Cinturão e Rota, continuará a apoiar a reconstrução, recuperação e desenvolvimento da Síria e está disposta a expandir as trocas econômicas e comerciais bilaterais com a Síria e fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre pessoas, acrescentou Li.
Observando que a China está disposta a fortalecer a coordenação com a Síria para combater efetivamente o terrorismo, Li pediu mais solidariedade e cooperação para resistir aos riscos e se opor à hegemonia, salvaguardar a equidade e a justiça internacionais e defender melhor os interesses comuns dos dois países e de outros países em desenvolvimento.
Assad agradeceu a assistência da China no apoio ao desenvolvimento econômico e social, no alívio da crise humanitária e no alívio para o terremoto da Síria.
A China está desempenhando um papel importante nos assuntos internacionais, disse o presidente sírio, acrescentando que a Síria está disposta a trabalhar com a China para implementar a Iniciativa do Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global.
A Síria está pronta para aprofundar ainda mais a cooperação com a China em campos econômicos, culturais e outros, e para salvaguardar os interesses comuns dos dois lados, acrescentou Assad.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)