Beijing – O índice de gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) para o setor manufatureiro da China chegou a 50,1 em setembro, acima dos 49,4 em agosto, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta quinta-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo de 50 reflete contração.
“À medida que as políticas e medidas para estabilizar a economia continuam a ter efeito este mês, e os efeitos negativos das ondas de calor diminuem, o PMI manufatureiro voltou ao território de expansão”, disse o estatístico sênior do DNE, Zhao Qinghe.
O subíndice de produção atingiu 51,5 em setembro, alta de 1,7 ponto em relação ao mês passado. As demandas continuaram a melhorar, com o subíndice de novos pedidos subindo 0,6 ponto ante agosto para 49,8.
Os dados de sexta-feira também mostraram que o PMI para o setor não manufatureiro da China ficou em 50,6 em setembro, abaixo dos 52,6 em agosto.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)