Wuhan – Uma equipe de pesquisadores chineses encontrou um gene-chave para aumentar a produção do arroz, o que fornece um recurso genético importante para a reprodução de arroz de alto rendimento, de acordo com a Universidade Agrícola de Huazhong.
O gene GY3 pode aumentar significativamente o número de grãos por panícula e aumentar o rendimento das variedades de arroz em cerca de 10%, regulando a síntese de citocinina.
Cerca de 98% do arroz japonica e 21% do arroz indica carregam o gene GY3, disse Xing Yongzhong, da universidade, que liderou a pesquisa.
A maioria das variedades de arroz indica atualmente popularizadas não tem o gene GY3, o que indica que o GY3 não tem sido utilizado pelos criadores na reprodução de arroz indica, acrescentou Xing.
Os resultados do estudo mostram que o GY3 pode ser usado como um gene importante para a reprodução de alto rendimento do arroz indica, e espera-se que melhore muito o rendimento do arroz indica.
A pesquisa foi publicada recentemente online na revista Nature Genetics.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)