Beijing, 26 ago – Um alto funcionário chinês afirmou nesta quinta-feira que o Partido Comunista da China (PCC) proíbe a discriminação e a opressão de qualquer grupo étnico.
Xu Yousheng, vice-ministro do Departamento de Trabalho da Frente Unificada do Comitê Central do PCC, fez as observações em resposta a uma pergunta sobre a política étnica do PCC em uma coletiva de imprensa.
Observando que a China é um país multiétnico unificado, Xu disse que o PCC formulou uma série de instituições e políticas étnicas, e tem avançado constantemente uma relação de igualdade, unidade, assistência mútua e harmonia entre os grupos étnicos.
Os principais arranjos incluem o sistema de autonomia étnica regional, a manutenção da igualdade entre todos os grupos étnicos, a promoção da unidade entre todos os grupos étnicos, a ajuda no desenvolvimento de minorias étnicas e áreas com concentrações de minorias étnicas, e o respeito e proteção das culturas das minorias étnicas.
Ao promover a língua chinesa padrão em todo o país, o Partido também respeita e apoia o estudo e o uso de idiomas étnicos, disse Xu. “A prática mostra plenamente que o PCC encontrou o caminho certo para abordar as questões étnicas que se adapta às condições nacionais da China e tem características chinesas.”
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)