Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é tão importante?

Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 6% para 5,88%
Chanceler chinês reúne-se com secretário-geral das Nações Unidas

Outubro Rosa: o que é, como surgiu e por que é tão importante?

Por Lucas Lemos

O que é Outubro Rosa?

 Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento tem o dever de chamar a atenção para as mulheres realizarem o autoexame de mama em casa, e fazerem a mamografia e terem o diagnóstico precoce, assim podendo salvar suas vidas e terem maior possibilidade de vencerem o problema e conseguirem tratamento menos agressivo, se descoberto o problema no início.

 A campanha Outubro Rosa só começou na década de 1990, nos Estados Unidos, em apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema.

Só que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano que o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama. Foi desse reconhecimento que os laços rosas, foi criado para representar o símbolo da campanha e começaram a serem confeccionados.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o movimento só apareceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Depois disso, somente em 2008 que a movimentação ganhou força em vários estados brasileiros, e assim a campanha foi ganhando destaque em todo o mundo, iluminando os principais monumentos da cidade. 

O câncer de mana

O câncer de mama, é o segundo tipo mais frequente de no mundo, e por isso precisa de uma atenção maior e um processo de conscientização. No Brasil o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, pelo fato do número de diagnósticos tardios, quando o câncer já se encontra em estado avançado, o que dificulta no tratamento. Vale lembrar que homem também precisa fazer o autoexame e caso sinta algum nódulo procurar o médico rapidamente, os casos de câncer de mama no sexo masculino, é baixo, mas existe e precisa de atenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *