(230625) -- TIANJIN, June 25, 2023 (Xinhua) -- This aerial view taken on June 16, 2023 shows a view of the Sino-Singapore Tianjin Eco-City in north China's Tianjin Municipality. The 14th Annual Meeting of the New Champions, also known as the Summer Davos Forum, will be held in Tianjin from June 27 to 29. Approximately 1,500 leaders from both public and private sectors from more than 90 countries will come together for the three-day event. (Xinhua/Sun Fanyue)
Tianjin – A Eco-Cidade Tianjin China-Cingapura, a primeira zona nacional de demonstração de desenvolvimento verde, estabeleceu novas metas de construção com o objetivo de explorar caminhos e fornecer modelos para acelerar a transformação verde abrangente de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
Um recente plano de implementação emitido pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma descreve as metas para que a eco-city evolua para uma zona nacional de demonstração de desenvolvimento, enfatizando o desenvolvimento verde de baixo carbono e de alta qualidade.
O plano se concentra em subsetores com alto valor agregado e visa criar um ambiente empresarial de classe mundial. Ele propõe 20 indicadores-chave em três áreas para atingir níveis de liderança internacional nos principais indicadores de desenvolvimento verde até 2035.
O plano também especifica 29 tarefas detalhadas em seis categorias e propõe medidas organizacionais para garantir a implementação eficaz.
As novas metas de construção destacam quatro áreas principais de inovação: acelerar o crescimento de indústrias verdes, aumentar o fornecimento de inovação científica e tecnológica, enfrentar os principais desafios e aprimorar sistemas e mecanismos.
Os analistas ressaltaram que essas metas estão estreitamente alinhadas com o aprofundamento da reforma do sistema de conservação ecológica proposto na terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China.
A Eco-Cidade Tianjin China-Cingapura, a primeira eco-cidade desenvolvida em conjunto pela China e Cingapura, começou a ser construída no Mar de Bohai em 2008. Em 2013, o Conselho de Estado aprovou o estabelecimento da zona nacional de demonstração de desenvolvimento verde dentro da eco-cidade, tornando-a a primeira do gênero aprovada pelo governo chinês.
A eco-cidade demonstrou um “efeito reverso de ilha de calor urbana” por dois anos consecutivos. Dados do departamento de meteorologia local mostram que, de junho a julho deste ano, a intensidade do efeito de ilha de calor urbana na eco-cidade foi de menos 0,3 graus Celsius, uma redução em relação ao mesmo período do ano passado, indicando uma possível solução para a ocorrência global de temperaturas extremamente altas.
Zhu Liyang, presidente da Associação Chinesa de Economia Circular, afirmou que as novas metas de construção refletem as altas expectativas do governo chinês para o desenvolvimento futuro da eco-cidade e destacam sua importância nacional e visão internacional no desenvolvimento verde.
Em 2020, a China anunciou seu compromisso de reduzir o pico de emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060. Recentemente, a China introduziu várias novas políticas para promover ainda mais a transformação verde.
Wang Guoliang, diretor do comitê administrativo da Eco-Cidade Tianjin China-Cingapura, observou que, com base na experiência avançada existente, a eco-cidade continuará a explorar novos e aprimorados caminhos, contribuindo com conhecimentos valiosos para a transformação verde abrangente do desenvolvimento econômico e social na China e no mundo
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)