Beijing, – As importações e exportações totais de mercadorias da China cresceram 5,7% anualmente em termos do yuan (moeda chinesa) nos primeiros quatro meses deste ano, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira.
As exportações do país aumentaram 4,9% ano a ano no período de janeiro a abril, enquanto as importações subiram 6,8%, de acordo com a Administração Geral das Alfândegas (AGA).
De janeiro a abril, o comércio exterior de mercadorias do país ficou em 13,81 trilhões de yuans (US$ 1,95 trilhão). As exportações atingiram 7,81 trilhões de yuans, enquanto as importações, 6 trilhões de yuans.
Só em abril, o comércio exterior disparou 8%, para 3,64 trilhões de yuans.
A taxa de crescimento das importações e exportações nos primeiros quatro meses se acelerou em comparação com o primeiro trimestre, e a escala atingiu um novo recorde no mesmo período da história, disse Lyu Daliang, diretor do Departamento de Estatísticas e Análises da AGA.
Em abril, o comércio da China com mercados emergentes continuou a melhorar, enquanto seu comércio com mercados tradicionais, como a Europa e os Estados Unidos, mudou de declínio para aumento, informou ele.
A rápida expansão das exportações de navios, veículos elétricos, máquinas de construção e equipamentos esportivos facilitou o crescimento das exportações nos primeiros quatro meses, acrescentou.
Em termos de tipos de comércio, o comércio de processamento passou de negativo para positivo nos primeiros quatro meses, subindo 0,8% ano a ano. O comércio geral atingiu 8,98 trilhões de yuans nos primeiros quatro meses, alta de 5,3% ano a ano, representando 65,1% do total. O comércio de armazéns alfandegados subiu 14,9% ano a ano, para 1,92 trilhão de yuans.
Em termos de entidades comerciais, o comércio exterior feito por empresas privadas chinesas subiu 10,7% ano a ano nos primeiros quatro meses. O valor representou 54,6% do comércio exterior total da China, alta anual de 2,5 pontos percentuais.
Nos primeiros quatro meses, o comércio da China com os países participantes da Iniciativa Cinturão e Rota subiu 6,4%, para 6,54 trilhões de yuans nos primeiros quatro meses, representando 47,4% do valor comercial total da China.
Entre eles, o valor comercial com o maior parceiro comercial da China, a ASEAN, foi de 2,18 trilhões de yuans, alta de 8,5% ano a ano, representando 15,8% do comércio total da China.
O comércio com a União Europeia caiu 1,8%, enquanto o com os Estados Unidos e a República da Coreia subiu 1,1% e 5,5%, respectivamente, nos primeiros quatro meses.
O comércio com a América Latina subiu 11,7% ano a ano nos primeiros quatro meses. O comércio com a África subiu 7,7% e o com os cinco países da Ásia Central saltou 17,9%.
Estruturalmente, o portfólio de exportações da China demonstrou força nos setores de navios, veículos elétricos e máquinas de construção, com taxas de crescimento de 108,4%, 28,3% e 16,2%, respectivamente.
Fatores mais positivos no comércio exterior da China surgiram desde o início do ano, consolidando o ímpeto positivo de crescimento do comércio exterior, disse Lyu.
A China tem como meta seu crescimento econômico em cerca de 5% este ano, uma meta que autoridades e especialistas acreditam estar bem ao alcance, considerando os sólidos fundamentos econômicos do país e uma série de políticas macroeconômicas de apoio.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)