Beijing – O setor manufatureiro da China teve um desempenho melhor em maio, mostraram dados oficiais nesta terça-feira, já que mais fábricas retomaram a produção depois que o surto de Ômicron foi controlado.
O índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) – um indicador importante da atividade manufatureira – ficou em 49,6 em maio, acima dos 47,4 em abril, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo, contração.
“A economia da China foi afetada pelo surto de Ômicron e pelas mudanças na situação internacional, mas melhorou em maio devido à coordenação eficaz entre a contenção epidêmica e o desenvolvimento social”, avaliou Zhao Qinghe, estatístico sênior do DNE.
O subíndice de produção ficou em 49,7 em maio, alta de 5,3 pontos percentuais ante o mês anterior, e o subíndice de novas encomendas ficou em 48,2, alta de 5,6 pontos percentuais em relação a abril.
“Entre as 21 indústrias pesquisadas, o número de segmentos com PMI na zona de expansão aumentou para 12 em maio em comparação com 9 em abril, mostrando mudanças positivas no setor manufatureiro do país”, apontou Zhao.
Em maio, o subíndice que mede o tempo de entrega de fornecedor subiu 6,9 pontos percentuais, para 44,1, indicando que a logística permaneceu lenta apesar de alguma melhora.
O índice de preços de compra das principais matérias-primas ficou em 55,8, queda de 8,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior, mas ainda em um nível relativamente alto.
“A recuperação do PMI em maio mostra que o impacto da epidemia foi significativamente reduzido e as políticas para estabilizar o crescimento começaram a ter efeitos”, disse Zhang Liqun, pesquisador do Centro de Pesquisa do Desenvolvimento do Conselho de Estado.
Zhang pediu uma coordenação mais eficaz entre a contenção epidêmica e o desenvolvimento econômico e maiores esforços para liberar o potencial de crescimento econômico o mais rápido possível e fortalecer o impulso da recuperação econômica.
Os dados desta terça-feira também mostraram que o PMI para o setor não manufatureiro da China ficou em 47,8 em maio, com alta ante os 41,9 registrados em abril.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)