Chengdu, 13 nov (Xinhua) — A população total de pandas ao redor do mundo vivendo em cativeiro chegou a 600, informou nesta terça-feira a Administração Nacional de Silvicultura e Pastagem da China. Apenas este ano, 60 filhotes de pandas nasceram em cativeiro em todo o mundo, com 57 deles sobrevivendo.
Os números foram divulgados em uma reunião de procriação, tecnologia e pesquisa do panda gigante, realizada na cidade de Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste da China.
O aumento no número de pandas em cativeiro mostrou a existência que uma população de pandas em cativeiro saudável, dinâmica e sustentável já foi basicamente formada, de acordo com a administração, acrescentando que a pesquisa sobre o panda gigante selvagem também conquistou progresso.
As instituições de pesquisa e procriação do panda gigante, incluindo a Base de Pesquisa para Procriação de Pandas Gigantes de Chengdu, estão promovendo a tecnologia e inovação na procriação dos pandas, construindo laboratórios-chave para conservação de vidas selvagens ameaçadas, e estabelecendo parcerias de pesquisa com organizações internacionais.
Zhang Zhihe, diretor da base de pesquisa do panda gigante, disse que a base será expandida e continuará se focando na melhoria da proteção e pesquisa científica dos pandas.
Existem menos de 2.000 pandas vivendo na natureza, com a maioria vivendo principalmente nas províncias de Sichuan e Shaanxi.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)