Número de mortes por surto de cólera em Angola sobe para 150

Petrobras mira em países africanos para recompor reservas de petróleo
“Frente fria” transatlântica atinge atual Conferência de Segurança de Munique

Número de mortes por surto de cólera em Angola sobe para 150

Luanda – A cólera em Angola já causou 150 mortes e infectou 4.235 pessoas em todo o país desde o início do surto em 7 de janeiro, informou na segunda-feira o Ministério da Saúde de Angola (MINSA) no seu comunicado de imprensa.

Os casos foram registrados em 10 das 21 províncias de Angola, com a maioria das infecções concentradas na capital Luanda e na vizinha província do Bengo. Estas duas províncias representam 86% do total de casos e 84% das mortes.

Desde 1º de fevereiro, Angola tem registrado mais de 100 novos casos de cólera por dia, atingindo um pico de 295 no dia 8 de fevereiro. No entanto, os testes laboratoriais continuam limitados, com o número de amostras analisadas ficando abaixo de 20 na maioria dos dias.

Mais de 925 mil pessoas foram vacinadas contra a cólera, cobrindo 86% da população-alvo, conforme indicado pelo MINSA no boletim epidemiológico de 10 de fevereiro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na sua terceira atualização rápida sobre a cólera, que tem trabalhado em iniciativas de vacinação e fornecimento de água segura em Angola. A OMS também planeja apoiar as autoridades sanitárias angolanas na identificação e gestão de casos, campanhas de saúde e formação das equipes de resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *