Budapeste – A montadora chinesa Geely Auto Group entrou no mercado da União Europeia (UE) assinando um acordo com a Grand Automotive Central Europe (GACE), importadora de automóveis húngara, em Budapeste nesta sexta-feira.
O acordo foi assinado por Xue Tao, vice-gerente-geral executivo da Geely Auto International Corporation, e Viktor Molnar, diretor-executivo (CEO) da GACE.
GACE distribuirá o Geometry C da Geely, um modelo de carro elêtrico de categoria premium, na Hungria, na República Tcheca e na Eslováquia através de distribuidores em sua rede. Os primeiros carros da marca Geely deverão ser vendidos nestes três países no primeiro semestre de 2023.
“Esta é a primeira vez que a marca Geely entra no mercado da União Europeia”, disse Xue. “Esta parceria com a Grand Automotive Central Europe representa um passo significativo para a ambição de globalização da Geely”.
A Geely, uma empresa global, tem uma rica linha de produtos que inclui veículos com motores de combustão, carros elêtricos, veículos híbridos, carros a metanol e até mesmo trocas de baterias, explicou Xue.
Equipamentos técnicos, telefones celulares e máquinas fabricadas na China são considerados de “qualidade superior”, na verdade até melhor do que a maioria dos produtos dos fabricantes estabelecidos na Europa, disse Molnar à Xinhua após a cerimônia de assinatura.
“Se você olhar para a indústria automotiva, os primeiros sinais e os primeiros comentários dos clientes europeus sobre os carros chineses são extremamente positivos”, assinalou Molnar.
“Já que estamos avançando com a e-mobilidade, veículos elêtricos, acho que os fabricantes chineses têm uma grande chance de melhorar a qualidade geral e a liderança em tecnologia”, observou ele.
Segundo Geely, a internacionalização é a chave para o layout estratégico da empresa, e a entrada de sua marca no mercado da Europa Central e Oriental é um passo importante em sua estratégia de globalização.
A Geely Auto Group, fundada em 1997, é uma fabricante líder de automóveis com sede em Hangzhou, capital da Província de Zhejiang, no leste da China. Suas marcas de automóveis bem conhecidas incluem Geely Auto, Volvo, Polestar e Lotus.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)