Shanghai, 11 jun (Xinhua) — Espera-se que a taxa de câmbio da moeda chinesa renminbi, ou yuan, permaneça estável, com as flutuações bidirecionais se tornando normais, disse nesta quinta-feira Pan Gongsheng, vice-governador do Banco Popular da China (PBOC, sigla em inglês).
A estabilidade da taxa de câmbio do yuan é melhor que outras moedas e as transações no mercado de divisas da China têm sido racionais e ordenadas, afirmou Pan no Fórum de Lujiazui em Shanghai.
Pan assinalou que a recuperação econômica sustentada da China contribuiu para a estabilidade geral do yuan.
A mudança na taxa de câmbio do yuan está sujeita a vários fatores no país e no exterior, disse Pan. Ele acrescentou que o ímpeto de crescimento consolidado da China, as políticas monetárias normalizadas e um mercado cambial mais maduro ajudaram a sustentar a taxa de câmbio estável do yuan.
Pan também alertou que as incertezas no mundo, incluindo uma recuperação global desigual, um aumento da pressão da inflação e um mercado financeiro frágil, podem afetar as taxas de câmbio no futuro.
Enfatizando a importância para as empresas de lidarem com as flutuações nos dois sentidos, Pan pediu que as entidades de mercado se adaptem a isso, organizem sua estrutura monetária com prudência e se abstenham da especulação monetária.
Para ajudar as empresas a reduzirem os riscos de flutuações da taxa de câmbio, a China estabelecerá um mercado cambial aberto e competitivo, melhorará a transparência do mercado e fortalecerá uma macroadministração prudente, segundo Pan.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)