Ofoguete Longa Marcha-5B Y2, carregando o módulo Tianhe, decola do Campo de Lançamento de Naves Espaciais de Wenchang, na Província de Hainan, no sul da China, em 29 de abril de 2021. (Xinhua/Ju Zhenhua)
Beijing, 18 mai (China) — O módulo central da estação espacial da China, Tianhe, concluiu recentemente seus testes de função de plataforma e entrou em órbita para se encontrar e acoplar com a espaçonave de carga Tianzhou-2, informou nesta terça-feira a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês).
O módulo central, que foi colocado em órbita em 29 de abril, concluiu recentemente os testes de função da plataforma para encontro e acoplamento, estadia do astronauta e braços mecânicos, assim como verificações de desempenho em órbita para equipamentos de projeto de aplicação espacial.
A CMSA disse que as várias funções do módulo central são normais. Ele está operando em boas condições e entrou em órbita para o encontro e acoplamento. Ele continuará seus preparativos para o encontro e acoplamento com a espaçonave de carga Tianzhou-2.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)