Brasília — O governo do Brasil confirmou nesta quinta-feira a realização de um treinamento conjunto entre militares nacionais e dos Estados Unidos em território brasileiro de 28 de novembro a 18 de dezembro,
De acordo com o exército brasileiro, “o exercício de adestramento” tem como objetivo capacitar as tropas da 12ª Brigada de Infantaria Leve (aeromóvel), com sede em Caçapava, no interior de São Paulo.
Será a segunda experiência realizada através do chamado CORE (Combined Operations and Rotation Exercises em inglês, ou Exercícios Combinados de Operações e Rotação), iniciativa firmada em outubro de 2010 no âmbito da 35ª Conferência Bilateral de Estado Maior Brasil-EUA, para “aumentar a interoperabilidade entre os dois exércitos”.
Em nota divulgada nesta quinta-feira a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a organização e execução do exercício de adestramento das tropas são de inteira responsabilidade do Comando do Exército. E que o CORE se insere no contexto do acordo de cooperação bilateral em matéria de defesa que o Brasil e os Estados Unidos firmaram em abril de 2010 tendo sido promulgado em dezembro de 2015.
Previsto para se realizar anualmente até, pelo menos 2028, o treinamento conjunto aconteceu pela primeira vez entre janeiro e março deste ano em Fort Polk, no estado de Louisana. Já a segunda edição ocorrerá em um ponto entre as cidades de Resende (Rio de Janeiro) e Lorena (São Paulo), no Vale do Paraíba, conforme decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União.
Assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, o decreto autoriza o ingresso e a permanência temporária em território brasileiro de 240 militares norte-americanos que participarão do exercício.
Ainda segundo decreto, o contingente norte-americano poderá entrar no Brasil com armamentos, munições, acessórios, dispositivos óticos, sensores e equipamentos de comunicação que serão utilizados nas atividades conjuntas.
Os soldados norte-americanos que participarão da atividade integram uma subunidade da 101ª Divisão Aerotransportada, unidade especializada em participar de operações envolvendo a infiltração de paraquedistas em zonas críticas.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)