Hefei – Um megaprojeto de desvio de água do Yangtze, o rio mais longo da China, para o rio Huaihe iniciou sua operação experimental nesta sexta-feira.
O projeto de desvio de água, que tem 723 quilômetros de extensão e levou seis anos para ser construído, fornecerá água a 15 cidades na Província de Anhui, leste da China, e na Província de Henan, no centro do país. A expectativa é beneficiar mais de 50 milhões de pessoas.
Na manhã de sexta-feira também teve início a construção da segunda fase deste megaprojeto – com um investimento de 20,41 bilhões de yuans (US$ 2,93 bilhões).
O investimento total na primeira fase ultrapassou 94,91 bilhões de yuans.
Além de fornecer água para os residentes e desenvolver a navegação, este projeto também será usado para irrigação agrícola e ajudará a melhorar o ambiente ecológico do rio Huaihe e do lago Chaohu.
De acordo com Zhang Xiaowu, presidente do Group Provincial de Anhui para a Transposição de Água do Rio Yangtze para o Rio Huaihe, o canal fornecerá anualmente mais de 500 milhões de metros cúbicos de água ao lago Chaohu, ajudando a restaurar a ecologia do lago. Também pode transferir água para o canal principal do rio Huaihe, a fim de evitar que ele seque.
Este complexo projeto hídrico superou múltiplas dificuldades técnicas durante a construção e também levou em consideração a conservação da biodiversidade. O canal foi movido para o oeste para dar lugar às aves migratórias, enquanto várias passagens foram construídas para facilitar a migração dos peixes.
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)
(250722) -- GUIYANG, July 22, 2025 (Xinhua) -- Electric vehicles are charged at the Quanhu Park station equipped with ultra-fast liquid-cooled chargers in Guiyang, southwest China's Guizhou Province, June 13, 2025. TO GO WITH "Across China: Ultra-fast charging powers EV use in mountainous regions" (Xinhua)