Beijing – O Projeto de Transposição de Água Sul-Norte da China transferiu, até domingo, mais de 60 bilhões de metros cúbicos de água dos principais rios do sul para o norte, propenso a ter seca, mostraram dados oficiais.
Esse montante é maior do que o fluxo médio anual do rio Amarelo, o segundo rio mais longo do país, de acordo com a China South-to-North Water Diversion Corporation Limited.
Mais de 150 milhões de pessoas se beneficiam diretamente do enorme projeto.
O projeto tem três rotas. A rota central, a mais proeminente, começa no Reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa as províncias Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Começou a fornecer água em dezembro de 2014.
A rota oriental começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para áreas como Tianjin e Shandong. A rota ocidental está em fase de planejamento e ainda não foi construída.
A China impulsionará a construção de acompanhamento do projeto em 2023 e acelerará a construção da rede nacional de água, disse Jiang Xuguang, presidente do grupo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)