Beijing, 9 set – Mais de 140 milhões de pessoas no norte da China se beneficiaram diretamente de um grande projeto de desvio de água que bombeia água dos principais rios do sul para o norte, propenso à seca, disseram as autoridades na quinta-feira.
O Projeto de Desvio de Água Sul-Norte transportou 46 bilhões de metros cúbicos de água para áreas áridas no norte por meio de suas rotas central e leste, disse Shi Chunxian, funcionário do Ministério de Recursos Hídricos, em uma entrevista coletiva.
O projeto forneceu água para cerca de 280 distritos de mais de 40 cidades grandes e médias, reduzindo a escassez de água no norte.
“O projeto de desvio de água se tornou a nova ‘tábua de salvação’ para muitas cidades”, disse Shi.
Também ajudou a melhorar a ecologia local. O projeto forneceu mais de 6,4 bilhões de metros cúbicos de água ao longo das rotas central e leste para uso ecológico, efetivamente reduzindo o declínio do nível do lençol freático e o afundamento da terra, disse Shi.
O Projeto de Desvio de Água Sul-Norte tem três rotas. A rota central, a mais proeminente das três devido ao seu papel no fornecimento de água à capital do país, começa no reservatório Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Começou a fornecer água em dezembro de 2014.
A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para alimentar áreas como Tianjin e Shandong.
A rota oeste está em fase de planejamento e ainda não foi construída.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)