Shanghai – A nova Megafábrica da montadora norte-americana Tesla em Shanghai, dedicada à fabricação de suas baterias de armazenamento de energia, conhecidas como Megapacks, iniciou a produção na terça-feira, marcando uma expansão significativa da presença da empresa na China.
Com uma capacidade de produção anual inicial de 10 mil unidades, ou cerca de 40 gigawatts-hora de armazenamento de energia, essa megafábrica deverá contribuir significativamente para as metas globais de armazenamento de energia da Tesla. A empresa prevê um aumento anual de 50% nas implantações de armazenamento de energia em 2025.
Cobrindo uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados, a nova fábrica de Shanghai representa um investimento total de cerca de 1,45 bilhão de yuans (US$ 202 milhões), de acordo com a administração da Área Especial de Lin-gang da Zona Piloto de Livre Comércio da China (Shanghai), onde essa instalação da Tesla está localizada.
Notavelmente, a produção em massa na fábrica começou apenas oito meses após o início da construção, servindo como um novo exemplo de “velocidade da Tesla” na China, com a Gigafábrica em Shanghai, a primeira fábrica da Tesla no centro financeiro do leste do país, tendo sido construída e inaugurada em um ano em 2019.
“Nós testemunhamos a incrível velocidade de Shanghai e da Tesla mais uma vez. Estou animado para que esta fábrica dê início a um ano empolgante para a Tesla”, disse Mike Snyder, vice-presidente da Tesla, na cerimônia de lançamento na terça-feira, expressando confiança de que a nova fábrica se tornará uma pedra angular da rede de produção global da Tesla.
(Xinhua/Fang Zhe)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)