(241211) -- ZHUHAI, Dec. 11, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Dec. 4, 2024 shows a view of Gaolan Port Bridge (with twin main towers on the left) and Huangmaohai Bridge (with three main towers on the right) in south China's Guangdong Province. The Huangmaohai Cross-Sea Passage, linking Guangdong's Zhuhai City and Jiangmen City, was officially opened to traffic on Wednesday. This passage, spanning a total length of approximately 31 kilometers with a 14-km section above the sea, encompasses two main bridges, namely the Huangmaohai Bridge and the Gaolan Port Bridge. (Xinhua/Liu Dawei)
Guangzhou – A Ligação Huangmaohai, uma passagem marítima na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, foi aberta ao tráfego na quarta-feira.
A construção do projeto começou em junho de 2020 e serve como outra grande passagem marítima após a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e a Ligação Shenzhen-Zhongshan na Grande Área da Baía.
O projeto foi concebido como uma via expressa de seis pistas com um limite de velocidade de 100 milhas por hora. Começa na vila de Pingsha, na cidade de Zhuhai, e termina na vila de Doushan, na cidade de Taishan, com comprimento de aproximadamente 31 milhas.
A seção marítima da ligação se estende por cerca de 14 quilômetros e inclui duas pontes principais.
Como a extensão ocidental da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, o projeto liga as cidades de Jiangmen e Zhuhai e as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong.
“Na fase de projeto e roteamento, o plano evitou proativamente áreas ecologicamente sensíveis”, disse Li Qiang, vice-chefe do centro de gerenciamento do projeto.
“Durante a construção, foram realizadas avaliações de monitoramento ecológico e resposta ecológica para espécies de aves, protegendo eficazmente os habitats das garçotas e outras aves”, acrescentou Li.
A abertura da passagem impede o tempo de viagem de Zhuhai a Jiangmen de mais de uma hora para cerca de 30 minutos.
“O projeto Huangmaohai contribuirá para a conectividade e a integração econômica da Grande Área da Baía e é crucial para as iniciativas de desenvolvimento regional de Guangdong e para a construção da Grande Área da Baía em um centro de transporte de classe mundial”, disse Lin Feiming, chefe do departamento provincial de transporte de Guangdong.
Com 56 mil quilômetros quadrados e uma produção econômica total de mais de 14 trilhões de yuans (US$ 1,95 trilhão) em 2023, a Grande Área da Baía abrange as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, adicionalmente com novas cidades na Província de Guangdong, no sul da China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)