Washington — Recentemente, alguns influenciadores da mídia social e médicos famosos espalharam informações errôneas sobre as vacinas contra COVID-19, à medida que a pandemia continua a causar estragos nos Estados Unidos, informou a CNN nesta quinta-feira.
O Dr. Rashid Buttar, um médico que tem 88 mil seguidores no Twitter, difundiu todo tipo de declarações enganosas sobre a pandemia. De acordo com a CNN, ele disse: “a maioria das pessoas que tomaram a vacina vai morrer até 2025. Tudo isso faz parte de um ‘plano de despovoamento'”.
Em uma entrevista recente à CNN, Buttar manifestou falsamente: “eu disse às pessoas que a melhor coisa que pode acontecer é você pegar COVID-19. Vai construir seu próprio sistema imunológico inato e então não precisa mais se preocupar com isso. Mais pessoas vão morrer com a vacina do que com a COVID-19”.
A CNN também apontou a Dra. Christiane Northrup, que tem 558 mil seguidores na página do Facebook, como disseminadora de informações errôneas.
De acordo com a mídia, ela compartilhou postagens como: “Melhor Explicação Que Vi Sobre o Porquê a Vacinação contra Covid é Assassina”.
“Estes médicos estão aproveitando a confiança neles”, indicou David Lazer, professor de ciência política e informática da Northeastern University, citado pela CNN.
A pandemia da COVID-19 já retirou mais de 733 mil vidas nos Estados Unidos. As mortes cada vez mais são de pessoas não imunizadas.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)