Guangzhou – A Alfândega de Guangzhou, na Província de Guangdong, no sul da China, emitiu mais de 14 mil certificados de origem para mercadorias no valor total de 4,75 bilhões de yuans (US$ 682 milhões) sob o acordo de livre comércio da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, em inglês) durante os primeiros 11 meses de 2022.
Durante o período, as empresas declararam importações no total de 5,4 bilhões de yuans sob a RCEP para a alfândega de Guangzhou, elevando o valor total de mercadorias que se beneficiaram da RCEP somente em Guangzhou para mais de 10 bilhões de yuans, informou a alfândega.
Os certificados de origem são documentos amplamente utilizados em transações comerciais internacionais. Eles afirmam que os produtos listados atenderam a critérios suficientes para serem considerados originários de um determinado país. A emissão desses certificados é amplamente considerada como um barômetro do comércio exterior.
Desde que o acordo da RCEP entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022, as empresas acolheram custos de importação mais baixos e mais oportunidades de exportação. “Com a ajuda dos certificados de origem emitidos pela alfândega, a tarifa de nossas exportações para o Japão foi reduzida de 20% para 14%, melhorando a competitividade de nossos produtos”, disse Jiang Huimei, diretor financeiro da ITP Zhengxiong Bags (Heyuan) Co., Ltd.
“Em 2022, nossos pedidos tiveram um aumento de 60% ante o ano passado. Estamos produzindo mercadorias a toda velocidade para atender às necessidades dos clientes”, acrescentou Jiang.
Desde o início de 2022, a alfândega do aeroporto de Guangzhou Baiyun também supervisionou as importações de durians, nectarinas, cerejas, mangostões e outras frutas dos membros da RCEP, que totalizaram mais de 440 milhões de yuans, um aumento maior que o dobro ante o ano passado.
Para garantir o frescor das frutas importadas, a Alfândega de Guangzhou otimizou seus processos de supervisão e estabeleceu canais verdes para acelerar o desembaraço de frutas da estação. “Montamos uma janela especial para liberação de carga da RCEP. Em geral, as frutas frescas podem ser inspecionadas e liberadas no mesmo dia em que chegam”, disse Zhu Jingyi, que trabalha na alfândega do aeroporto.
A RCEP inclui 10 membros da ASEAN, China, Japão, República da Coreia, Austrália e Nova Zelândia. A população total, o produto interno bruto total e o comércio total dos 15 países respondem por cerca de 30% do total global.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)