Beijing, 18 mar (China) — O mais alto conselheiro político chinês, Wang Yang, pediu a implementação completa das políticas do Partido sobre governança de Xinjiang para uma nova era e a consolidação das bases para paz e estabilidade duradouros na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.
Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultativa Política do Povo Chinês, fez os comentários durante uma visita de inspeção de domingo passado a quarta-feira em Xinjiang. Ele visitou vilas, comunidades, escolas, empresas, institutos de pesquisa e locais religiosos.
Wang reconheceu as conquistas de Xinjiang no contraterrorismo, manutenção da estabilidade e redução da pobreza nos últimos anos. Ele observou que as pessoas de vários grupos étnicos em Xinjiang têm um senso crescente de realização, felicidade e segurança.
Ao enfatizar o fortalecimento do senso de comunidade para a nação chinesa, Wang pediu esforços para aprofundar a pesquisa da história de Xinjiang e promover o padrão falado e escrito da língua chinesa, respondendo à vontade de pessoas de todos os grupos étnicos.
Wang pediu a implementação total das políticas do Partido sobre a liberdade de crença religiosa e a defesa do princípio de que as religiões na China devem ter orientação chinesa para orientar o Islã em Xinjiang para melhor se adaptar à sociedade socialista.
Observando que Xinjiang deve explorar maneiras de se integrar ao novo paradigma de desenvolvimento da China e buscar um desenvolvimento de alta qualidade, Wang também enfatizou a necessidade de manter uma filosofia de desenvolvimento centrada nas pessoas para alcançar a prosperidade comum.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)