Lula cancela processo de privatização da maior central de abastecimento da América do Sul

China emitirá selos para marcar 120º aniversário do nascimento de Deng Xiaoping
Fórum Cultural de Beijing 2024 será realizado em setembro

Lula cancela processo de privatização da maior central de abastecimento da América do Sul

Foto: Xinhua

O governo brasileiro retirou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior central de abastecimento da América do Sul da lista de empresas incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND) e que tinha sido colocada para venda à iniciativa privada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022).

A decisão consta de um decreto publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU), firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a estatal é conhecida pela sua relevância no armazenamento de produtos agrícolas, além de trabalhar junto com atacadistas, varejistas, produtores rurais e outros setores da área, no estado de São Paulo.

No mesmo decreto, Lula retirou também da agenda de privatizações o Centro de Abastecimento do estado de Minas Gerais (CeasaMinas).

Desde que assumiu seu terceiro mandato em janeiro de 2023, Lula tem excluído empresas públicas do PND, entre elas a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.), e Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *