Beijing — Os lucros das principais empresas industriais da China caíram 2,1% em termos anuais nos primeiros oito meses de 2022, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.
As empresas industriais, cada uma com receita anual de principais negócios de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,83 milhões), viram seus lucros combinados atingirem 5,53 trilhões de yuans no período, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
As receitas combinadas dessas empresas sustentaram um ritmo de crescimento mais rápido durante o período, subindo 8,4% ano a ano, para 87,89 trilhões de yuans, mostraram dados do DNE.
O estatístico sênior do DNE, Zhu Hong, apontou a melhora na estrutura de lucros dos negócios, observando que a restrição do ímpeto crescente nos preços de algumas commodities aliviou a pressão sobre os produtores a jusante.
Um total de 16 das 41 principais indústrias viu crescimento nos lucros no período de janeiro a agosto. O setor de fabricação de máquinas elétricas e equipamentos viu os lucros saltarem 20,9% ano a ano, e os lucros da fabricação de matérias-primas químicas e produtos químicos aumentaram 5%.
Os lucros da fabricação de bens de consumo continuaram a melhorar graças a uma série de medidas do governo pró-consumo para aumentar a demanda do mercado, observou Zhu.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)