Beijing (Xinhua) — A 5ª reunião do presidium do Fórum de Imprensa do BRICS foi realizada por meio de link de vídeo na segunda-feira, com os membros prometendo esforços conjuntos para melhorar o mecanismo do fórum e intensificar os intercâmbios e cooperações pós-COVID-19 entre a mídia do BRICS.
Ao lutar contra a COVID-19, as organizações de mídia dos países do BRICS cumpriram ativamente suas responsabilidades sociais, registrando a luta conjunta do BRICS contra a pandemia e facilitando a assistência e o apoio mútuos entre os povos dos países do BRICS, disse He Ping, presidente executivo do Fórum do Imprensa do BRICS.
Em meio a grandes mudanças nunca vistas nos últimos cem anos, os meios de comunicação do BRICS devem entender a tendência da história e agir como “facilitadores” para o desenvolvimento pacífico, disse He, também presidente e editor-chefe da Agência de Notícias Xinhua.
Xinhua
Ele pediu que os meios de comunicação do BRICS sejam cientes da tendência geral de desenvolvimento global e sejam “narradores” da história do BRICS, sigam as tendências de evolução da mídia e se tornem “líderes” no desenvolvimento inovador, aproveitem plenamente as vantagens da colaboração do BRICS e sejam “perseguidores” da cooperação pragmática.
A Xinhua está disposta a fortalecer a cooperação com a mídia de outros países para fornecer ímpeto espiritual para derrotar a pandemia, reviver a economia e construir uma comunidade com um futuro compartilhado, acrescentou.
José Juan Sanchez, presidente do Grupo CMA do Brasil, Sergey Kochetkov, primeiro vice-editor-chefe da Rossiya Segodnya da Rússia, Narasimhan Ram, diretor do The Hindu Publishing Group da Índia, e Iqbal Survé, presidente executivo do Independente Media da África do Sul, participaram do evento como copresidentes do fórum. Em seus discursos, eles expressaram a esperança de aprofundar ainda mais a cooperação entre a mídia do BRICS, a fim de facilitar o desenvolvimento das relações entre os países do BRICS e contribuir para construir um mundo melhor.
O Fórum de Imprensa do BRICS foi proposto pela Agência de Notícias Xinhua e iniciado em conjunto com os principais meios de comunicação do Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, tendo o presidium do fórum como seu principal órgão de tomada de decisões.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)