(240621) -- LUXEMBOURG, June 21, 2024 (Xinhua) -- Chinese Vice Premier Ding Xuexiang, also a member of the Standing Committee of the Political Bureau of the Communist Party of China Central Committee, delivers a speech while attending the second Zhengzhou-Luxembourg "Air Silk Road" Forum for International Cooperation with Luxembourg's Deputy Prime Minister Xavier Bettel, in Luxembourg, June 20, 2024. (Xinhua/Shen Hong)
Luxemburgo – O vice-primeiro-ministro chinês em visita, Ding Xuexiang, e o vice-primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, concordaram que seus dois países devem trabalhar juntos para aprimorar a cooperação no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
Os dois líderes fizeram os comentários ao participarem do segundo Fórum da “Rota da Seda Aérea” Zhengzhou-Luxemburgo para a Cooperação Internacional, na quinta-feira.
Ding, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, lembrou que, em junho de 2017, o presidente chinês Xi Jinping propôs apoiar a construção da “Rota da Seda Aérea” entre a cidade central chinesa de Zhengzhou e Luxemburgo. Segundo a declaração do presidente do terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional em outubro de 2023, o segundo Fórum da “Rota da Seda Aérea” Zhengzhou-Luxemburgo para a Cooperação Internacional seria realizado.
O fórum aqui é uma ação prática para implementar o consenso alcançado pelos líderes dos dois países para aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota, tendo uma importância significativa, observou Ding.
Ding também disse que, ao longo dos anos, os dois países mantiveram o espírito da Rota da Seda e alcançaram resultados notáveis na construção da “Rota da Seda Aérea”, estabelecendo uma ponte aérea de conectividade e tornando-a um projeto de referência da cooperação do Cinturão e Rota.
Olhando para o futuro, a China está pronta para trabalhar com Luxemburgo para construir um sistema de transporte aéreo mais eficiente, forjar uma cooperação econômica e comercial mais próxima e desenvolver intercâmbios culturais diversos e interativos para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade da “Rota da Seda Aérea”, acrescentou Ding.
Observando que a China está aprofundando ainda mais a reforma de forma abrangente e promovendo o desenvolvimento de alta qualidade por meio de uma abertura de alto nível, Ding enfatizou que a porta da China para o mundo só se abrirá mais, oferecendo oportunidades de mercado mais amplas para todos os países e trazendo mais chances de cooperação ganha-ganha.
“Damos as boas-vindas à participação ativa de todos os países, inclusive Luxemburgo, no processo da modernização chinês, compartilhando os frutos da reforma e do desenvolvimento da China para alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns”, disse ele.
Por sua vez, Bettel disse que a “Rota da Seda Aérea” entre Luxemburgo e Zhengzhou se tornou um elo importante no fortalecimento das relações bilaterais.
Destacando que, durante a pandemia de COVID-19, essa rota transportou uma grande quantidade de suprimentos médicos chineses, apoiando fortemente Luxemburgo e outros países europeus na superação da pandemia, Bettel disse que Luxemburgo está pronto para aproveitar este fórum como uma oportunidade para cooperar estreitamente com a China em vários campos no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.
Após o fórum, Ding e Bettel visitaram juntos a exposição de realizações da “Rota da Seda Aérea”.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)