Beijing – A isenção de impostos sobre a compra de veículos de nova energia na China aumentou 36% em termos anuais no primeiro trimestre de 2023, em meio aos esforços contínuos do país para promover o consumo de automóveis e o desenvolvimento verde, mostram dados oficiais.
Ao todo, 21,24 bilhões de yuans (US$ 3,09 bilhões) em impostos do tipo foi dispensado no período de janeiro a março, de acordo com a Administração Geral de Impostos.
O país vem implementando a política de isentar impostos de compra desde 2014 para reforçar o desenvolvimento do setor de veículos de nova energia. Em setembro de 2022, prorrogou essa política até o final de 2023.
Parcialmente impulsionado por incentivos fiscais, o setor de veículos de nova energia tem crescido rapidamente ao longo dos anos. Durante o primeiro trimestre, as vendas no varejo desses veículos saltaram 22,4% ano a ano, para 1,31 milhão de unidades, mostraram dados do setor.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)