Beijing – O índice de preços ao consumidor (IPC) da China, principal indicador da inflação, subiu 0,8% em termos anuais em agosto, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), divulgados quinta-feira.
O número foi menor do que o crescimento anual de 1% registrado em julho.
O crescimento mais lento foi parcialmente impulsionado pela queda nos preços dos alimentos, que caíram 4,1% em termos anuais no mês passado. Em particular, o preço da carne suína, uma carne básica na China, caiu 44,9% em relação ao ano passado.
O estatístico sênior do DNE, Dong Lijuan, disse que os esforços contínuos do governo levaram a uma ampla oferta no mercado consumidor e preços estáveis em agosto.
O índice de preços ao produtor da China, que mede os custos dos produtos na porta da fábrica, subiu 9,5% em termos anuais em agosto, de acordo com o DNE.
A China estabeleceu sua meta de inflação ao consumidor em aproximadamente 3% para o ano de 2021, de acordo com o relatório de trabalho do governo deste ano.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)