Beijing – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse nesta quarta-feira que investir na China para um futuro de ganhos mútuos se tornou um consenso predominante entre os investidores mundiais.
Ele acrescentou que a China dá as boas-vindas às empresas de todo o mundo, inclusive as dos Estados Unidos, para que participem da iniciativa de modernização chinesa e se esforcem para obter maior progresso, integrando-se ao desenvolvimento de alta qualidade.
Um relatório recente divulgado pelo Conselho Empresarial EUA-China mostra que 82% das empresas americanas na China registraram lucro no ano de 2024, e muitas dizem que as incertezas nas relações entre China e EUA e as tarifas são suas principais preocupações, mas o mercado chinês continua vital.
Em resposta, Guo disse que, em março de 2025, 1,24 milhão de empresas com financiamento estrangeiro haviam sido estabelecidas na China, com um volume total de investimentos de quase US$ 3 trilhões.
“Ao mesmo tempo em que contribuíram para a reforma e abertura da China, essas empresas ganharam oportunidades de se fortalecer e receberam um retorno considerável”, disse Guo, acrescentando que o primeiro semestre de 2025 testemunhou uma taxa de crescimento de dois dígitos no número de empresas recém-estabelecidas com investimento estrangeiro na China.
Guo observou que a terceira Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China foi encerrada com o número de países e regiões participantes chegando a 75, crescendo em relação aos 55 da primeira edição.
O número de expositores dos EUA aumentou 15% em comparação com o ano passado, liderando o número de expositores estrangeiros. Mais de 65% dos expositores eram empresas da Fortune Global 500 ou líderes do setor, acrescentou.
“As empresas financiadas por estrangeiros deram um voto de confiança na perspectiva econômica da China com ações concretas”, disse ele.
Guo acrescentou que o governo chinês recentemente lançou novas medidas para incentivar o investimento estrangeiro, demonstrando sua sinceridade e determinação em promover uma abertura de alto padrão.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)