Guangzhou — A indústria chinesa de alimentos registrou um crescimento constante em 2022 e deverá manter o ímpeto de crescimento este ano, de acordo com uma associação industrial.
Grandes empresas de alimentos com um faturamento anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões) tiveram uma receita total de 9,8 trilhões de yuans no ano passado, marcando um aumento anual de 5,6%, disse Zhang Chonghe, chefe do Conselho Nacional da Indústria Ligeira da China.
O lucro delas subiu 9,6% ano a ano, para 681,5 bilhões de yuans, disse Zhang durante uma conferência recém-concluída sobre a indústria de alimentos da China.
“O setor de alimentos mostrou forte ímpeto e resiliência”, disse Yu Xuejun, diretor do Centro Nacional de Gestão de Alimentos da Indústria Ligeira da China.
Beneficiando-se da expansão contínua do mercado interno da China, a indústria de alimentos deve manter um crescimento robusto este ano, e as receitas das principais empresas devem aumentar cerca de 7%, disse Yu.
Apesar do otimismo, Zhang disse que o setor enfrenta múltiplos desafios, incluindo a sombria segurança alimentar internacional e a redução das margens de lucro, e pediu maiores esforços para desenvolver clusters industriais para alimentar o desenvolvimento futuro.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)