Beijing (Xinhua) — As importações de carne da China atingiram um recorde histórico nos primeiros três trimestres deste ano, atendendo às crescentes demandas do mercado nacional, divulgou o Ministério do Comércio (MOC).
Entre janeiro e setembro, as importações totais de carne aumentaram 72% anualmente para 7,41 milhões de toneladas, disse Li Chenggang, ministro-adjunto do Comércio, à margem da atual 3ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE).
As importações de carne totalizaram US$ 23,1 bilhões nos primeiros nove meses, um aumento anual de 83%, uma alta histórica, revelou Li na 11ª Conferência Internacional de Carne da China, um dos eventos da CIIE.
A atualização do consumo, o crescimento da população e uma política proativa de importação criarão enormes oportunidades de negócios para os produtores globais de carne no futuro, assinalou Li.
Como o maior produtor, consumidor e importador de carne do mundo, a China superou gradualmente o impacto da peste suína africana e da COVID-19, e a operação geral de seu mercado de carne está estável e melhor do que o esperado, disse Wang Bin, um alto funcionário da pasta, durante a conferência.
A oferta de carne suína da China continuará melhorando e retornando aos níveis normais no segundo semestre de 2021, observou Wang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)