Hong Kong (Xinhua) – Hong Kong celebrou nesta quarta-feira o 23º aniversário de seu regresso à pátria.
A bandeira nacional foi hasteada e o hino nacional foi tocado em uma cerimônia na Praça Golden Bauhinia na Ilha de Hong Kong por volta das 8h (horário local) para celebrar o aniversário.
Em uma recepção após a cerimônia de hasteamento da bandeira, a chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK), Carrie Lam, destacou a importância do aniversário de regresso e disse que uma nova lei sobre a salvaguarda da segurança nacional em Hong Kong ajudará a restaurar a estabilidade na região.
A Lei da República Popular da China sobre a Salvaguarda da Segurança Nacional na Região Administrativa Especial de Hong Kong foi aprovada por unanimidade na 20ª sessão do Comitê Permanente da 13ª Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo da China, e entrou em vigor às 23h (horário local) desta terça-feira.
Lam avaliou a promulgação da lei como um ponto de virada para tirar Hong Kong do impasse atual e restaurar a estabilidade e a ordem.
O governo da RAEHK fará todo o possível e permanecerá firme em seus deveres de cumprir a responsabilidade primária de implementar a lei em Hong Kong, disse Lam, enfatizando o estabelecimento de um comitê para salvaguardar a segurança nacional na região.
Hong Kong realizará uma série de celebrações nesta quarta-feira. Na cerimônia de abertura das atividades comemorativas, Luo Huining, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEHK, destacou a prática bem-sucedida do “um país, dois sistemas” em Hong Kong nos últimos 23 anos.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)