Uma parceria pode impulsionar o turismo familiar no Brasil. A proposta de incentivo ao fortalecimento das famílias foi apresentada, nesta quarta-feira (9), durante uma reunião entre representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério do Turismo.
“Buscamos de fato o fortalecimento dos grupos familiares e ao pensarmos políticas públicas para a família o turismo não fica de fora. A secretaria da família tem sido desafiada quanto a isso especialmente agora nesse momento que vivemos”, disse a titular do MMFDH, ministra Damares Alves.
Ao justificar a proposta, a titular da Secretaria Nacional da Família (SNF), secretária Angela Gandra, relembrou a importância dos vínculos familiares. “Nada fortalece tanto como uma viagem em família. Nós queremos inaugurar essa vertente que é o turismo familiar”, lembrou.
Dentre as sugestões de incentivo ao turismo em família apresentadas, estão a oferta de pacotes de passagens em companhias aéreas para famílias (a partir de três pessoas), com descontos consideráveis; promoções com a disponibilização de horários com menor fluxo de passageiros; descontos expressivos nas passagens de ônibus interestaduais para pessoas que comprovarem ser da mesma família e também em aluguel de veículos.
A proposta prevê ainda pacotes com descontos expressivos para famílias em hotéis, pousadas, resorts, hotéis fazenda; oferta de quartos conjugados para que a família com um número maior de pessoas possa ficar hospedada; descontos em pacotes completos (passagem, hospedagem e passeios turísticos) para as famílias; valores diferenciados em parque de diversões, parques aquáticos e similares e em passeios de barco ou de navio.
A ideia foi bem recebida pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, que se mostrou feliz com a parceria. “Nós, aqui no turismo, vamos nos empenhar muito para que essa proposta se torne realidade e ver as famílias unidas e viajando. Todos juntos”, concluiu.
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)