Hefei – Um grupo de cientistas chineses criou, pela primeira vez no mundo, um gás denso e ultrafrio de moléculas de três átomos, tornando-se um marco experimental que oferece múltiplas oportunidades de pesquisa para a química quântica.
O estudo publicado na sexta-feira na revista Science relatou a criação do gás a partir de uma mistura de moléculas de sódio e potássio no estado fundamental e átomos de potássio.
A química é um processo que pode ser definido, em essência, pela mecânica quântica, mas os próprios efeitos quânticos são tecnicamente difíceis de observar já que a temperatura é relativamente alta nas reações químicas.
Portanto, os cientistas vêm tentando desacelerar e resfriar essas partículas para ver claramente as regras por trás do nosso universo em um micro-nível.
Após a criação bem-sucedida de gases ultrafrios de moléculas de dois átomos, o próximo desafio experimental é preparar e controlar gases ultrafrios de moléculas de três átomos com mais graus de liberdade, segundo os pesquisadores.
Os pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China liderados por Pan Jianwei conseguiram criar o gás ultrafrio, cuja temperatura fica extremamente próxima do zero absoluto.
Os resultados possibilitam aplicações futuras no processamento de informações quânticas e medição quântica de precisão, de acordo com os pesquisadores.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)