Hong Kong, 9 jul – O Gabinete do Comissário do Ministério das Relações Exteriores da China na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) se opôs firmemente nesta sexta-feira a uma resolução do Parlamento Europeu sobre Hong Kong, que manchou o desempenho independente dos deveres das autoridades policiais e judiciais da RAEHK, e difamou a política do governo central em relação a Hong Kong.
O porta-voz do gabinete disse em um comunicado que, sob a lei de segurança nacional na RAEHK, a sociedade de Hong Kong voltou à estabilidade, o Estado de Direito e a justiça foram mantidos e os amplos direitos e liberdades legais desfrutados pelos residentes de Hong Kong foram melhor protegidos em um ambiente mais estável e seguro.
Instigado por alguns membros anti-China, no entanto, o Parlamento Europeu distorceu os fatos com motivos ocultos, pisou o Estado de Direito e a independência judicial da RAEHK, e tentou encobrir, sob o pretexto de liberdade de imprensa, certos meios de comunicação e seus executivos suspeitos de se envolverem em atos criminosos, disse o porta-voz.
O Parlamento Europeu utilizou todos os meios para apoiar as forças anti-China, desestabilizadoras em Hong Kong, acusou a China de forma condescendente e ameaçou impor sanções ao país, afirmou o porta-voz.
Tudo isso expôs o preconceito ideológico profundamente enraizado desses políticos e sua hipocrisia e padrões duplos, mas eles se superestimaram e tais tentativas foram puramente mal cronometradas, disse o porta-voz.
O porta-voz ressaltou que alguns políticos do Parlamento Europeu, por interesses próprios, tomaram repetidamente ações de confronto sobre Hong Kong e outras questões relativas à soberania, segurança e integridade territorial da China, além de se intrometerem repetidamente nos assuntos de Hong Kong.
“O que eles fizeram representou uma arrogância política e resultou em um obstáculo à cooperação mutuamente benéfica entre a China e a UE, despertando forte indignação e oposição resoluta de todo o povo chinês, incluindo os compatriotas de Hong Kong”, segundo o porta-voz.
O povo chinês nunca aceitará o discurso deste grupo de pessoas, nunca permitirá que eles interfiram nos assuntos internos de Hong Kong, que são assuntos internos da China, e nunca ficará de braços cruzados quando alguém tentar minar a soberania, a segurança e a dignidade nacionais da China.
O porta-voz exortou alguns membros anti-China do Parlamento Europeu a compreender plena e precisamente “um país, dois sistemas”, reconhecer a tendência histórica, refletir sobre si mesmos e respeitar o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais.
“Eles devem parar de prejudicar o Estado de Direito e a independência judicial da RAEHK, parar de difamar e distorcer ‘um país, dois sistemas’, parar de encorajar as forças anti-China, desestabilizar as forças em Hong Kong e parar de interferir nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos da China em geral de qualquer forma “, acrescentou o porta-voz.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)