Adis Abeba – A Fundação Chinesa para o Desenvolvimento Rural (CFRD, na sigla em inglês) foi elogiada por impulsionar a assistência humanitária na Etiópia ao marcar seus cinco anos de operação no país da África Oriental.
Uma cerimônia especial foi realizada na sexta-feira em Adis Abeba, capital da Etiópia, para marcar o quinto aniversário do estabelecimento do Escritório da CFRD na Etiópia e o lançamento do Projeto de Voluntariado de Empresas Chinesas com a participação de altos funcionários do governo etíope, diplomatas chineses e representantes de empresas chinesas.
Falando na ocasião, a ministra das Mulheres e de Assuntos Sociais, Ergogie Tesfaye, disse que com os seus programas de alimentação escolar, água e saneamento, redução da pobreza e empoderamento econômico das mulheres, a CFRD ajudou 320.000 pessoas na Etiópia.
“Estou muito feliz por ver o sucesso da Fundação Chinesa para o Desenvolvimento Rural na Etiópia, cuja dedicação e contribuições são louváveis em trazer mudanças significativas para a vida das pessoas na Etiópia”, disse Tesfaye.
Com seu “Programa Crianças Sorridentes”, a CFRD tem trabalhado com o governo etíope e com ONGs locais para cumprir a meta do programa “fome zero” na Etiópia, principalmente através de programas de alimentação em escolas e de redução da pobreza.
“É ótimo ver sorrisos nos rostos das crianças que se beneficiaram com o projeto da CFRD. É uma questão de humanidade e esse projeto mostra que não há fronteiras quando o assunto é humanidade”, disse ela.
Mencionando que os serviços humanitários da CFRD se expandiram para quase todas as regiões da Etiópia, Tesfaye disse que a China e a Etiópia estão aproveitando a parceria estratégica “em qualquer situação”, com o fortalecimento da confiança política e colaborações econômicas frutíferas.
Destacando que a CFRD tem feito um excelente trabalho no fortalecimento das relações entre os povos da China e da Etiópia, Yang Yihang, ministro conselheiro da Embaixada da China na Etiópia, disse que a CFRD tem abordado as diversas necessidades das comunidades pobres na Etiópia nos últimos cinco anos.
“A CFRD tem realizado muitos projetos de caridade na Etiópia através do programa de alimentação em escolas, do projeto panda pack, do projeto de luz solar, entre outros”, disse Yang.
De acordo com informações obtidas no evento, a CFRD investiu mais de 10,5 milhões de dólares americanos para realizar serviços humanitários na Etiópia.
Atualmente, a CFRD está realizando um programa de alimentação em escolas e distribuição de produtos alimentares em escolas primárias selecionadas, com o objetivo de atender às necessidades nutricionais de crianças desfavorecidas e resolver problemas de atraso no crescimento no país da África Oriental.
A fundação também lançou um projeto de água, saneamento e higiene como parte do esforço para ajudar o país da África Oriental a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A CFRD também iniciou o projeto piloto de luz panda que envolve o fornecimento de lâmpadas alimentadas a energia solar a estudantes do ensino primário que estudam em áreas fora da rede da Etiópia. Até agora, a fundação distribuiu 9.000 lâmpadas solares a estudantes do ensino primário na região de Oromia no país.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)