Belgrado – A China e a Sérvia devem aproveitar ativamente suas vantagens de intercâmbio e cooperação em todos os níveis para contribuir com sabedoria e força para o desenvolvimento das relações bilaterais e a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, concordaram os participantes de um fórum de mídias e think tanks China-Sérvia realizado nesta terça-feira.
Organizado conjuntamente pela Agência de Notícias Xinhua da China e pela Agência de Notícias Tanjug da Sérvia, o fórum reuniu cerca de 200 participantes, incluindo autoridades governamentais, bem como representantes de principais meios de comunicação e think tanks de ambos os países.
No fórum, a Agência de Notícias Xinhua também lançou a versão sérvia do relatório “Fomentando uma Comunidade Global de Futuro Compartilhado: Significado Contemporâneo e Conquistas Tangíveis”.
O relatório interpreta o conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade a partir de múltiplas perspectivas, como história, teoria, cultura e prática, representando a mais recente conquista dos estudos da Xinhua sobre o Pensamento de Xi Jinping sobre a Diplomacia.
O tema do fórum é “Aprofundando a parceria estratégica abrangente China-Sérvia seguindo a visão de uma comunidade global de futuro compartilhado”.
Ao discursar no fórum, o presidente da Agência de Notícias Xinhua, Fu Hua, disse que a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, um conceito central do Pensamento de Xi Jinping sobre a Diplomacia, contribuiu com a sabedoria oriental para abordar os desafios globais. É uma expressão concentrada da busca do valor comum de toda a humanidade e tem proporcionado benefícios tangíveis para as pessoas de todos os países.
A China e a Sérvia são “amigos de ferro” que se mantiveram juntos compartilhando alegria e tristeza, disse Fu, observando que, à medida que ambos os países avançam em direção à modernização, sua colaboração exemplifica vividamente a promoção da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Fu, também presidente do comitê acadêmico da New China Research, disse que a Xinhua atribui grande importância ao intercâmbio e à cooperação com a mídia e os think tanks da Sérvia, e está disposta a trabalhar com o lado sérvio para continuar contando bem a história da amizade China-Sérvia.
Ele disse que, por meio da cobertura de notícias multidimensional e de alta qualidade e pesquisa de think tanks, a Xinhua visa mostrar de forma abrangente as perspectivas brilhantes das relações China-Sérvia na nova era, construir uma ponte de comunicação e fornecer apoio intelectual para a cooperação bilateral em vários campos, e continuar a atuar como uma enviada para a amizade China-Sérvia para trazer mais benefícios aos dois povos.
Ji Zhengju, vice-diretor do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o desenvolvimento sustentado e estável de relações sólidas entre a China e a Sérvia desempenha um papel importante na melhor construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
A partir desta perspectiva, é de grande importância fortalecer os intercâmbios culturais para promover conjuntamente a construção de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota por meio da conectividade entre as pessoas e estabelecer uma base sólida para fortalecer a amizade entre a China e a Sérvia, acrescentou Ji, que também é diretor do Departamento Central de Compilação e Tradução.
O embaixador chinês na Sérvia, Li Ming, destacou o significado especial do fórum realizado na véspera da visita de Estado do presidente chinês, Xi Jinping, à Sérvia. Ele disse acreditar que o fórum e o relatório fornecerão um forte apoio intelectual para o desenvolvimento das relações China-Sérvia e darão contribuições positivas para a difusão e a implementação do conceito de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Manja Grcic, diretora-geral da Agência de Notícias Tanjug, disse que a Tanjug, desde sua criação, sempre se concentrou na China. Observando que a cooperação entre a Sérvia e a China na construção conjunta do Cinturão e Rota alcançou resultados frutíferos e, portanto, forneceu recursos abundantes para reportagens jornalísticas, Grcic disse que sua agência continuará a se concentrar nessa cooperação com reportagens objetivas e verdadeiras, de modo a melhorar o entendimento mútuo entre os dois povos e contribuir para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Goran Vesic, ministro de Construção, Transporte e Infraestrutura da Sérvia, disse ao fórum que a economia sérvia se desenvolveu rapidamente nos últimos anos, o que é indispensável do apoio da China, e os investimentos chineses são muito bem-vindos na Sérvia.
A Sérvia espera iniciar uma cooperação de infraestrutura de maior qualidade com a China e promover a construção de estradas inteligentes, disse o ministro, acrescentando acreditar que a cooperação pragmática entre os dois países atingirá um nível mais alto sob a orientação dos dois chefes de Estado.
Após o evento, a Agência de Notícias Xinhua e a Agência de Notícias Tanjug assinaram um acordo sobre troca de notícias e concordaram em fortalecer o intercâmbio e a cooperação em reportagem e comunicação noticiosas.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)