Washingtong – A FIFA revelou na quinta-feira a bola oficial da Copa do Mundo de 2026, “TRIONDA”, sinalizando mais um marco em caminhar para a primeira edição organizada conjuntamente pelo Canadá, México e Estados Unidos.
O nome, derivado do espanhol, pode ser traduzido livremente como “três ondas” e refere-se à união das três nações anfitriãs. O design incorpora as cores vermelho, verde e azul, com símbolos de cada país: a folha de bordo do Canadá, a águia do México e a estrela dos Estados Unidos.
A bola usa uma nova construção de quatro painéis com costuras mais profundas e superfícies texturizadas, mudanças que, segundo a FIFA, têm como objetivo melhorar a estabilidade, a aderência e o controle.
Ela também inclui tecnologia de bola conectada, com um sensor de movimento interno para rastrear toques em tempo real. Os dados serão transmitidos ao sistema de árbitro assistente de vídeo para ajudar na tomada de decisões, incluindo decisões de impedimento.
“Esta bola é uma beleza”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, no lançamento. “Mal posso esperar para ver esta bola tocando as redes na melhor Copa do Mundo de todos os tempos.”
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira a se expandir para 48 equipes. Está programada para acontecer de 11 de junho a 19 de julho em 16 cidades da América do Norte. Xinhua