Por Múcio Aguiar
Pousada Morena
Segundo alguns historiadores, os portugueses chegaram ao Brasil antes do ano de 1500 e utilizaram o litoral como parada até chegarem ao Oriente. Contudo, o anúncio oficial da chegada ao Brasil só aconteceu no ano de 1500 e ficou atribuída ao navegador Pedro Álvares Cabral que atracou em solo com cerca de 1,2 mil homens, vindos em três caravelas.
Ao avistar as novas terras, batizou-as de Ilha de Vera Cruz, sendo assim o primeiro nome dado pelos portugueses ao Novo Mundo, e que atualmente corresponde a parte do Nordeste da costa brasileira, relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha.
Passado mais de 500 anos o cenário atual da antiga Vera Cruz já não guarda os mistérios as serem desbravados, porém, alguns encantos continuam os mesmos e em nossa jornada fazemos parada no arquipélago de Fernando de Noronha, com território de 26 km² e uma população de cerca de 3.000 pessoas. Localizada no estado de Pernambuco, a Ilha ainda mantém preservada sua naturalidade e encanto paisagístico, com rigor de preservação ambiental, mas com coração aberto aos visitantes.
De um lado está o Brasil, com o “mar-de-dentro”, e suas 10 praias, duas baías desfrutáveis; uma especial, onde não se pode entrar: a Baía dos Golfinhos. Um mar tranquilo a maior parte do ano, protegido dos ventos, permitindo o acesso de uma praia à outra, em passeios cheios de beleza e aventura. Do outro lado, a África, no “mar-de-fora”, com 4 praias, uma enseada, duas áreas de contemplação e um conjunto de piscinas nas rochas. Um mar agitado, acalmado um pouco em alguns pontos pelos arrecifes que retêm o mar entre as pedras. Esguichos, áreas enormes repletas de peixes coloridos, como imensos aquários, prontos para serem desfrutados.
Fernando de Noronha é um destino sempre cobiçado e a garantia de excelentes experiências, na culinária o festival gastronômico do pousadeiro Zé Maria é imperdivel em razão da variedade de sabores e a qualidade do seu chef. A mesa farta e a alegria constante de Zé Maria vem ganhando o mundo, devendo ser parada obrigatória.
Se optar pela aventura, vale a pena fazer o agendamento de uma das trilhas que o Parque Nacional Marinho oferece. O agendamento deve ser feito com alguns dias de antecedência e algumas trilhas requerem a presença de um guia. A trilha da Atalaia curta não precisa de guia e é bem fácil de fazer; já a Atalia longa que tem cerca de 4 horas de duração é mais puxada, mas igualmente bela!
Aproveitando toda a pureza da água, com temperatura média de 27º, reserve um dia para fazer um mergulho com cilindro, ou mesmo com snorkeling, e você ficará deslumbrado com a diversidade marinha de Noronha. A variedade de peixes, tartarugas e pequenos tubarões são visitantes que podem ser observados na Praia do Sueste ou na Praia do Porto. E para esse roteiro a melhor opção é com Noronha Diver, da pousada Tubarão, de Paulo Ferreira.
Pousada Del Mares
Quem planeja Noronha deve pensar em ficar três ou quatro dias, tempo suficiente para desbravar as belezas naturais e conciliar a viagem com uma boa hospedagem vale a pena. A pousada Del Mares oferece simpatia, conforto e tratamento personalizado, o anfitrião Pedro Henrique recebe seus hospedes de coração aberto e desenvolveu um perfume próprio para seu estabelecimento e oferece seu chá das cinco com um excelentes doces e salgados, marcando qualquer viajante. Com 95 anos, dona Josefa, da Pousada Sueste é um encanto. Perguntada o segredo da longevidade, responde rápido “trabalho e pensar no futuro”.
Harmonizando a paisagem natural ao seu empreendimento, Kátia Peixoto, da Pousada Morena recebe com sofisticação seus hospedes, que podem desfrutar do por do sol numa morna piscina e um dos melhores visuais do arquipélago. Já a Pousada Maria Bonita, apesar do requinte, não é opção para quem deseja encontrar a naturalidade e o carisma, próprio do ilhéu.
Hotel Ramada Recife
Quem vem de outro estado, vale a pena uma parada no Recife para visitar Olinda, cidade patrimônio da humanidade. No Recife, uma boa opção é o Ramada Hotel, localizado no bairro da Boa Viagem. Próximo ao aeroporto e no meio do caminho para o litoral sul e norte. O Ramada além do melhor custo beneficio presenteia o hospede com uma exposição permanente do mestre J. Borges, um conhecido xilografista pernambucano.
Faça uma boa viagem!
Serviços:
Valor médio da hospedagem/diária: 800,00 a 2.000,00 reais
Como chegar: As companhias aéreas Azul ou Gol operam voos diretos e regulares saindo do Recife. Duração do voo 1 hora.
Opções de hospedagens (dica do jornalista):
Pousada Del Mares (www.pousadadelmares.com.br)
Pousada Tubarão (www.pousadasdenoronha.com.br)
Pousada Morena (www.pousadamorena.com.br)
Ramada Hotel
(www.atlanticahotels.com.br/hotel/ramada-hotel-suites-recife/1027884)
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)