Nanjing – A Federação Mundial de Taoísmo foi criada neste domingo, com 52 organizações taoístas de 20 países e regiões como seus membros fundadores.
O estabelecimento foi anunciado no 5º Fórum Internacional do Taoísmo, que começou na noite de domingo, na famosa montanha taoísta Maoshan, na Província de Jiangsu, no leste da China.
A federação trabalhará para promover a unidade e a cooperação dos taoístas em todo o mundo e facilitar a disseminação internacional do taoísmo, disse Li Guangfu, presidente da Associação Taoísta da China.
Zhang Gaocheng, vice-presidente da Associação Taoísta da China, saudou o estabelecimento da federação como um evento marcante na história da religião, dizendo que a iniciativa contribuirá para o desenvolvimento pacífico do mundo e a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
O taoísmo é uma religião de 2.000 anos que se originou da filosofia de Laozi. Suas doutrinas-chave incluem buscar a harmonia com a ordem cósmica eterna conhecida como “Dao” e valorizar a própria vida.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)