Fase II do maior campo de gás offshore da China entra em operação

Tripulação da Shenzhou-20 fará segunda rodada de atividades extraveiculares
Cientistas do BRICS propõem rede climática e cooperação em inteligência artificial

Fase II do maior campo de gás offshore da China entra em operação

(250625) -- HAIKOU, June 25, 2025 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken in April, 2025 shows the Deep Sea No. 1 energy station, in south China's island province of Hainan. China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) announced Wednesday the full operation of the second phase of its flagship gas field in the South China Sea, marking the completion of the country's largest offshore natural gas development to date. The progress brings the gas field, named Shenhai Yihao or Deep Sea No. 1, to its designed production capacity of 4.5 billion cubic meters annually, according to CNOOC, the largest offshore oil and gas producer in China. (CNOOC/Handout via Xinhua)

Beijing – A empresa China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou nesta quarta-feira a entrada em plena operação da segunda fase do seu principal campo de gás no Mar do Sul da China, marcando a conclusão do maior projeto de gás natural offshore do país até o momento.

Esse avanço elevou a capacidade de produção do campo de gás, chamado Shenhai Yihao ou Deep Sea Nº 1, para o total planejado de 4,5 bilhões de metros cúbicos por ano, de acordo com a CNOOC, maior produtora de petróleo e gás offshore da China.

O campo de gás possui reservas comprovadas de mais de 150 bilhões de metros cúbicos de gás natural. A produção da primeira fase do projeto começou em junho de 2021.

O gás natural extraído do campo é transportado aos terminais costeiros em Hong Kong, Sanya de Hainan e Zhuhai de Guangdong, abastecendo regiões econômicas importantes, ao mesmo tempo que se integra à rede nacional de gasodutos.

Esta segunda fase representa o mais desafiador projeto de gás em águas profundas do país, operando sob as maiores temperaturas e pressões já enfrentadas na exploração offshore chinesa.

Em detalhes, o projeto opera em águas com mais de 1500 metros de profundidade, perfura poços abaixo de 5000 metros e aguenta as temperaturas de até 138°C e pressão superior a 69 MPa — equivalente a mil vezes a pressão de uma panela de pressão doméstica.

O gerente do projeto Liu Kang disse que a infraestrutura de produção e o conhecimento técnico adquirido por meio do projeto ajudarão na futura exploração complexa de petróleo e gás em águas profundas, aumentando o papel dos recursos marinhos no apoio ao abastecimento de energia nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *