Auckland, Nova Zelândia – A exposição “Viva a China: Cultura de Dunhuang na Nova Zelândia” começou na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, na segunda-feira.
A exposição foi organizada em conjunto pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado e pela Embaixada Chinesa na Nova Zelândia, e realizada pelo Gabinete de Informação Provincial de Gansu, pela Academia de Dunhuang e pelo China International Culture Group Ltd.
A exposição mostrou uma seleção com curadoria de murais de Dunhuang, esculturas coloridas e modelos de cavernas. Também restaurou digitalmente a Caverna 285 das Grutas de Mogao. Esses esforços permitiram que o público mergulhasse na essência histórica e cultural das Grutas de Dunhuang.
Além disso, os artistas do Grupo de Artes Cênicas de Gansu cativaram o público com música e dança tradicionais de Dunhuang, oferecendo uma rica experiência audiovisual.
O objetivo era aumentar as trocas culturais entre a China e a Nova Zelândia, ao mesmo tempo em que promovia trocas interpessoais, exibindo o charme único da arte das Grutas de Dunhuang.
De acordo com os organizadores, a cultura de Dunhuang é uma parte indispensável da diversidade da cultura mundial. As civilizações se tornaram mais ricas e coloridas com trocas e aprendizado mútuo. Eles esperavam que a exposição contribuísse para promover os vínculos interpessoais entre os dois países, promovendo o desenvolvimento saudável e estável das relações bilaterais.
“Esta exposição é muito significativa porque traz uma oportunidade rara para neozelandeses como eu se envolverem com um dos locais culturais e religiosos mais importantes do mundo, além de promover trocas interpessoais”, disse a parlamentar neozelandesa Jenny Salesa.
Visitantes na exposição “Viva a China: Cultura de Dunhuang na Nova Zelândia” em Auckland, Nova Zelândia, no dia 9 de setembro de 2024. A exposição “Viva a China: Cultura de Dunhuang na Nova Zelândia” começou na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, na segunda-feira. A exposição, trazendo uma seleção com curadoria de murais de Dunhuang, esculturas coloridas e modelos de cavernas, tem o objetivo aprimorar as trocas culturais entre a China e a Nova Zelândia, ao mesmo tempo em que promove trocas interpessoais, exibindo o charme único da arte das Grutas de Dunhuang. (Xinhua/Lu Huaiqian)
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)