(241111) -- BEIJING, Nov. 11, 2024 (Xinhua) -- A drone photo shows staff members sorting packages at a logistic center of Daoxian branch of China Post in Daoxian County, central China's Hunan Province, Nov. 11, 2024. Manufacturers, e-commerce platforms and logistics companies across the country are busy coping with customer's demand during China's annual "Double 11" shopping festival. (Photo by He Hongfu/Xinhua)
Shijiazhuang – O setor de comércio eletrônico transfronteiriço da China atingiu um marco histórico em 2024, com exportações anuais ultrapassando pela primeira vez os 2 trilhões de yuans (US$ 278,59 bilhões), segundo dados da Administração Geral das Alfândegas (AGA).
As exportações do setor cresceram 16,9% anualmente totalizando 2,15 trilhões de yuans em 2024, enquanto o volume total do comércio eletrônico transfronteiriço chegou a 2,71 trilhões de yuans.
Nos últimos anos, o comércio eletrônico transfronteiriço da China desenvolveu-se rapidamente, desempenhando um papel positivo na ampliação dos mercados internacionais, superando barreiras comerciais tradicionais e simplificando os processos de transação, observou Cai Junwei, funcionário da AGA, durante a Feira Econômica e Comercial Internacional de Langfang da China 2025, inaugurada nesta segunda-feira.
Os Estados Unidos foram o maior mercado de exportação da China no setor, respondendo por 36,2% do total das exportações de comércio eletrônico transfronteiriço no ano passado. O Reino Unido e a Alemanha vieram em seguida, com 11,7% e 5,7%, respectivamente. Do lado das importações, os produtos dos EUA lideraram com uma participação de mercado de 15,8%, seguidos por Japão e Alemanha, que representaram 10,5% e 9,8%, respectivamente.
Os bens de consumo continuaram a dominar os fluxos comerciais, respondendo por 97,5% do total das exportações chinesas de comércio eletrônico transfronteiriço em 2024.
Cai acrescentou que o bom desempenho do setor ocorreu em meio à contínua recuperação da economia chinesa e à forte resiliência no comércio de bens, apesar das pressões externas.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)