Tianjin – A Expo Internacional da Indústria de Navegação de Tianjin 2023, com o tema “transporte marítimo em todo o mundo, liderando o futuro”, foi aberta no Centro Nacional de Convenções e Exposições (Tianjin) nesta quinta-feira, com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria global de navegação e da economia marítima.
Como a primeira exposição abrangente da indústria de transporte marítimo com as categorias mais completas na China, a expo de três dias atrai mais de 400 empresas e portos globais de renome de 22 países e regiões, mostrando as últimas realizações de pesquisa científica, equipamentos, tecnologia de software e oportunidades de cooperação internacional no campo de transporte marítimo.
Abrangendo 50 mil metros quadrados, o evento contém sete áreas de exposição: zona de armadores internacionais; de navios e equipamentos offshore; de portos verdes inteligentes; de máquinas e equipamentos portuários; de vida no transporte marítimo; de serviços de navegação; e zona de serviços logísticos.
Uma série de fóruns, conferências e reuniões de promoção de investimento e negociação será realizada durante a exposição.
Falando por videoconferência, o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, disse que esta expo é propícia ao aprofundamento de intercâmbios e cooperação no setor de transporte marítimo, à promoção do desenvolvimento de alta qualidade da indústria global de navegação e ao incentivo à comunidade de navegação para fazer maiores contribuições para o desenvolvimento do comércio internacional.
O desenvolvimento verde, de baixo carbono e inteligente da indústria global de transporte marítimo se tornou o consenso atual, declarou Fu Xuyin, vice-ministro do Transporte da China. “Diante de novas situações e desafios, devemos construir ainda mais o consenso, fortalecer a cooperação e promover conjuntamente o desenvolvimento saudável e sustentável da indústria global de transporte marítimo”, acrescentou.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)