O evento “Tea for Harmony: Yaji Cultural Salon” (Chá para Harmonia: Salão Cultural Yaji, em tradução livre) apresentou a essência da cultura do chá chinês que incorpora harmonia, paz e cooperação, e permitiu um intercâmbio e aprendizado mútuo da cultura do chá entre a China e o Mianmar.
Yangon, 2 ago (Xinhua) — Um evento de cultura do chá chinês, em conjunto com um evento de promoção do turismo da China, foi realizado no Centro Cultural da China na terça-feira.
O evento intitulado “Tea for Harmony: Yaji Cultural Salon” (Chá para Harmonia: Salão Cultural Yaji, em tradução livre) e o evento de promoção do turismo na China contou com uma tradicional cerimônia e degustação de chá, uma exposição de fotos da cultura e turismo do chá chinês e outras atividades, incluindo apresentações de música e danças folclóricas.
Supervisionado pelo Ministério da Cultura e Turismo da China e pela Embaixada da China em Mianmar, o evento foi organizado pela Associação Internacional de Cultura da China, o departamento provincial de cultura e turismo da província de Yunnan, no sudoeste da China, e o Centro Cultural da China em Yangon.
Cao Jing, ministro-conselheiro da Embaixada da China em Mianmar, disse que a essência da cultura do chá chinês incorpora harmonia, paz e cooperação.
Em Mianmar, as pessoas não só bebem chá, como também criaram uma iguaria nacional com ele. O intercâmbio e o aprendizado mútuo da cultura do chá entre a China e o Mianmar continuam enriquecendo a vida de ambos os povos, disse Cao.
Cao disse que a China trabalhará com Mianmar para promover a conectividade entre suas comunidades turísticas e aumentar o intercâmbio entre os dois povos, além da compreensão e amizade mútuas.
Kay Thi Htwe, reitor da Universidade Nacional de Artes e Cultura de Yangon, disse que o evento ajudará a fortalecer as relações culturais e turísticas e a cooperação entre os dois países por meio da cultura do chá.
Zhang Biwei, funcionário do departamento provincial de cultura e turismo de Yunnan, disse que o evento ajudará a aumentar a compreensão do povo de Mianmar sobre a cultura local de Yunnan e promoverá o intercâmbio cultural e a cooperação entre a província de Yunnan e do Mianmar.
Cerca de 100 pessoas participaram do evento de cultura do chá, incluindo autoridades de Mianmar, representantes de comunidades chinesas em Mianmar e moradores locais.
As técnicas tradicionais de processamento de chá da China e as práticas sociais associadas foram inscritas na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2022.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)