Beijing, 25 fev – Os Estados Unidos deveriam ter abandonado sua chamada Iniciativa China há muito tempo, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying nesta quinta-feira, instando os EUA a deixarem de considerar a China como um “inimigo imaginário”.
Hua fez as observações em uma coletiva de imprensa quando solicitada a comentar sobre a suspensão da Iniciativa China pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Hua apontou que, como os fatos provaram, a iniciativa não passa de uma ferramenta desajeitada usada pelas forças anti-China nos EUA, abusando do conceito de segurança nacional para suprimir e conter a China.
Ela disse que a iniciativa, que agravou a questão da discriminação racial nos Estados Unidos e causou graves danos à comunidade asiática-americana, envenenou a atmosfera de confiança mútua e de cooperação entre a China e os EUA.
A China insta o lado americano a parar de propagar a chamada ameaça da China, deixar de caluniar e suprimir a China com pretextos fabricados, e não mais perturbar os intercâmbios e a cooperação normais entre a China e os EUA em todos os âmbitos, disse Hua.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)