Haikou – Mais de 500 especialistas e estudiosos chineses e internacionais se reuniram no 7º Fórum Global de Líderes para Ciência e Tecnologia Agrícola (GLAST-2023) e seus eventos paralelos para trocar ideias sobre a promoção do desenvolvimento agrícola sustentável por meio da inovação tecnológica.
O fórum de dois dias, que começou na quinta-feira em Sanya, Província de Hainan, no sul da China, teve como tema “ciência e tecnologia lideram a transformação do sistema agroalimentar global”.
“Nos últimos anos, a taxa de contribuição do progresso científico e tecnológico agrícola da China aumentou constantemente, e a capacidade de produção agrícola abrangente da China melhorou significativamente”, disse Wu Kongming, presidente da Academia Chinesa de Ciências Agrárias (ACCA), no discurso de abertura.
Wu disse que a ACCA está comprometida em promover continuamente a cooperação internacional, fornecer soluções orientadas à inovação e, finalmente, construir um sistema de produção agrícola mais eficiente, inclusivo e sustentável.
Li Jinxiang, chefe veterinário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, também enfatizou no fórum a importância dos esforços colaborativos em inovação científica e tecnológica para promover a transformação do sistema agroalimentar global.
“Um fórum global como o GLAST pode desempenhar um papel fundamental para garantir que a ciência e a tecnologia impulsionem essa transformação”, disse Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla em inglês), em um discurso em vídeo.
Participantes de mais de 50 países discutiram vários temas, como melhoria da produtividade agrícola, tecnologias de ponta e revolucionárias, vitalização rural e desenvolvimento de pequenos produtores, procurando uma parceria muito mais estreita e aberta na inovação científica e tecnológica agrícola.
Organizado conjuntamente pela ACCA, o governo da Província de Hainan, a FAO, o Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional e a Agência Internacional de Energia Atômica, o fórum visa promover o diálogo entre institutos internacionais de ciência e tecnologia agrícola.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)