Beijing, 25 abr – Um dos principais epidemiologistas chineses reiterou que a atual abordagem dinâmica zero-COVID da China visa eliminar surtos de COVID-19 em vez de infecções individuais.
“A essência da abordagem dinâmica zero-COVID é a detecção precoce e medidas de resposta rápida para impedir a disseminação contínua do vírus nas comunidades para proteger a saúde e a vida da população em maior medida”, disse Liang Wannian, chefe do painel de especialistas em resposta à COVID-19 da Comissão Nacional de Saúde, em entrevista recente à Xinhua.
Analisando o conceito, Liang disse que “dinâmica” significa que, embora não seja garantido que nenhum indivíduo será infectado com o novo coronavírus a curto prazo, a China é capaz de identificar e conter rapidamente um surto uma vez que é detectado, para evitar que o vírus cause maior dano à população em geral.
Atualmente, a abordagem “zero-COVID” do país envolve fazer de tudo para evitar a propagação de surtos, transmissão sustentada em nível comunitário e ressurgimentos em larga escala, em vez de eliminar completamente o novo coronavírus, observou ele.
A China está correndo contra o tempo para controlar o pico de infecções transmitidas localmente que começou em março.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)