Windhoek – A equipe médica chinesa na Namíbia ministrou na segunda-feira uma aula sobre medicina tradicional chinesa (MTC) para estudantes da Universidade da Namíbia, permitindo-lhes ter uma melhor compreensão das técnicas da MTC.
Durante a aula no Instituto Confúcio da universidade, os médicos chineses explicaram os intrincados detalhes da MTC, em um movimento destinado a esclarecer e educar mais os estudantes sobre os benefícios como alternativa a outras formas modernas de tratamento.
A equipe chinesa explicou o uso de técnicas como a acupuntura e por que e como ela é administrada, e como outras técnicas são combinadas para serem mais eficazes, como incorporar a moxabustão à acupuntura como um meio natural de tratamento para várias doenças.
Os médicos também enfatizaram os benefícios da MTC, dizendo que ela é considerada mais suave e não tem efeitos colaterais fortes como alguns outros remédios.
Durante a aula, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar algumas das técnicas que incluíram acupuntura, massagens, moxabustão e ventosas.
Kaputuaza Mbuende, estudante do segundo ano, disse à Xinhua que toda a experiência foi fascinante. “Esta foi minha primeira experiência com acupuntura e aprendi muito com a história das técnicas”, disse ele.
Segundo Mbuende, há um par de meses quebrou o antebraço e desde então tem sido difícil mover alguns dedos devido aos danos nos nervos causados pela lesão.
“Honestamente, depois da minha experiência (com a MTC), achei mais fácil mexer alguns dos meus dedos. Funciona”, disse ele, acrescentando que vai embarcar em um extenso programa para usar a MTC em sua jornada de cura.
Monica-Clare Nyango, estudante do instituto, disse que hesitou no início em tentar a acupuntura e as ventosas, pois foi a primeira vez que experimentou as técnicas.
“Senti-me relaxada, muito à vontade e gostei de todos os procedimentos”, disse ela depois de receber algumas das técnicas. “Vou recomendar esta forma de terapia para alívio da dor e tratamento de outras formas de doenças.”
Até o momento, a China enviou um total de 15 equipes médicas à Namíbia desde sua primeira missão em 1996. As equipes médicas estão empenhadas em garantir a saúde do povo namibiano, ao mesmo tempo em que mantêm a amizade entre os dois países.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)